segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ètica, respeito, justiça e solidariedade.




Este artigo foi publicado na Nossa página de noticias online Jovem Sul News dia 16/09/2010.

Ética, respeito, justiça e solidariedade.

A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. O primeiro grupo onde o indivíduo tem a oportunidade de vivenciar este princípio é dentro da família.

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.
A ética pode ser reconhecida como a parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e para com a sociedade. A ética são costumes, comportamentos, que se tornam normativos para determinado grupo social.

É impossível falar de ética e não falar de Deus. Nas leis de Deus estão as melhores propostas para se exercer a ética para com nossos semelhantes.

A Ética constitui um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/MEC) e reflete a preocupação com a constituição de valores de cada aluno, ajudando-o a se posicionar nas relações sociais dentro da escola e da comunidade como um todo. São quatro blocos temáticos principais: respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.

A escola é uma continuidade da formação ética já estabelecida no seio familiar, como a Religião a ser seguida que nada mais é do que uma obrigação da família e um direito Cristão, é direito dos pais direcionarem e ensinar os primeiros passos para exercer a ética e a Religião do individuo em formação.

Ética é sim coisa de criança e de adolescente, é sim uma prática constante para se evitar sofrimento ao outro, é sim uma forma de solidariedade que traz muita Paz ao coração de quem a põe em prática.

Edinete